O que é Karate?
Entende-se como Karate a prática complementar de formação cultural e desportiva baseada no desenvolvimento peculiar dos sistemas de defesa pessoal e evolução interior característicos de Okinawa (ilha situada ao sul do Japão) em seus primórdios (século XVIII) e do Japão a partir do início do século XX.
Karate é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de autodefesa. O maior objetivo do Karate é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo.
Com o objetivo de unir tanto os aspectos mental (psicológico) e físico, o Karate apresenta 5 lemas que devem ser seguidos por seus participantes e devem ser encarados como a premissa chave para um bom desenvolvimento e compreensão de tal arte:
1- “Esforçar-se para a formação do caráter”
2- “Fidelidade para com verdadeiro caminho da razão”
3- “Criar o espírito de esforço”
4- “Respeito acima de tudo”
5- “Conter o espírito de agressão”
Além de ser um excelente meio de autodefesa, o Karate também é um meio ideal de exercício. Ele desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora, o condicionamento físico e é reconhecido também por seus valores terapêuticos.
O combate desarmado nasceu antes da história escrita, mas as origens mais remotas são obscuras, muitas vezes encobertas pelo folclore de uma variedade de culturas do mundo.
Várias formas de combate desarmado eram praticadas na Índia, na China, em Formosa e em Okinawa. Nesta ilha, as lutas desarmadas foram desenvolvidas em segredo durante muito tempo, devido à influência dos fidalgos japoneses que conquistaram a ilha, proibindo os seus súditos de carregarem armas. Esta proibição de andarem armados obrigou muitas pessoas a praticar formas de combate sem armas, em segredo.
O Karate moderno nasceu na época em que o finado Mestre Gichin Funakoshi (1868-1957), então líder da Sociedade Okinawa de Artes Marciais, foi solicitado pelo Ministério da Educação do Japão, em maio de 1922 a conduzir apresentações de Karate em Tóquio. A nova arte foi recebida entusiasticamente e foi introduzida em várias universidades, onde criou raízes e começou a florescer.
Devido ao fato do Karate ter sido praticado secretamente no passado, um grande número de escolas e estilos (Ryus) foi desenvolvido. Hoje existem inúmeras escolas no Japão, sendo as mais destacadas: Shotokan, Goju-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu, todas com ramificações pelo mundo afora.